quarta-feira, outubro 18, 2006

O DEGHAMMON (Parte dois) - Por Henry Evaristo

INTRODUÇÃO
Esta é a continuação de "O Deghammon", um ser infernal que está para começar um período de trevas em uma localidade do interior de um país imaginário. Contudo, olhando agora, passado algum tempo de sua publicação original no site "Recanto das Letras", percebo que o nível criativo e literário que lhe foi aplicado não faz justiça à primeira parte. Não sou capaz de definir os motivos que levaram a este fato mas também não posso negar uma obra que existe, e já foi avaliada como está, sem alterações, tendo recebido elogios positivos apesar de tudo.
Tudo o que criamos é para nós muito importante e nos desperta amor incondicional. Assim ocorre com este texto. Porém, em famílias onde nascem muitos rebentos sempre pode ocorrer de vir ao menos um defeituoso.
Henry Evaristo
18-10-2006
CAPÍTULO UM
Através da escuridão de florestas sombrias uma entidade selvagem e brutal se esgueirou. Solitária e furiosa, mantivera-se incógnita nas sombras dos bosques avançando sempre até atingir seu objetivo. Apesar de seus longos anos de inércia todo o seu corpo encontrava-se num tal estado de efetividade como se jamais, em nenhum momento, houvesse entrado em descanso ou, invés disso, tivesse descansado tanto que recuperara todas as energias gastas em séculos e séculos de existência. Por entre as brumas das madrugadas solitárias de lugares que assustam os homens ela vogara avistando, aqui e ali, fazendas distantes e isoladas em campos imensos. Podia até mesmo divisar as pequenas janelas de vidro das casas cintilando no escuro e, em muitas ocasiões, aproximara-se para dar uma espiada no interior onde, inocentemente desprecavidos, seus habitantes dormiam. Seu imenso corpo ondulava com extrema facilidade enquanto corria pelos caminhos das vastidões frias por onde passava. Uma vez ou outra suspeitara ter sido flagrada por algum andarilho incauto que, com um calafrio, houvesse fitado os campos longínquos por onde sua sombra corria banhada pela metálica luz do luar, mas isso nunca fora algo que a detivesse em seu caminho. Ansiara tão ardentemente por localidades mais habitadas que, às vezes, arriscara-se a vagar pelas estradas em busca de indícios de alguma movimentação mas sempre deparara-se, ao contrário, com o mais completo isolamento nas regiões que cruzara. Atingira agora uma que lhe agradava. Após caminhar secretamente cerca de mil quilômetros a entidade alcançara o que lhe parecia ser a zona rural de uma cidade de médio porte; A primeira que vira desde que saltara para fora de seu esconderijo secular em bosques já distantes. Mergulhando na floresta, mas de forma a nunca perder de vista as casinhas brancas do bairro mais próximo, aquietou-se novamente a esperar. Em silêncio rondou por muitos meses aquela localidade sentindo cada vez mais dificuldades para controlar a fome crescente. Seus instintos estavam cada vez mais aguçados e a cada minuto passado sentia aproximar-se mais a sua hora; O momento em que reiniciaria o trabalho pelo qual fora solto no mundo. Para aliviar a ansiedade, primeiro passou a atacar ferozmente os caules das grandes árvores para depois, inconformado, avançar sobre todo e qualquer animal que lhe cruzasse o caminho. Em sua mente bestial não via mal algum em dispor de alguns itens daquele pequeno universo, e se assim não fosse, sentia-se vigoroso e faminto o bastante para desafiar até mesmo as potências as quais devia submissão. Assim, pois, foi como começou a se expor e a dar origem à especulações humanas.

CAPÍTULO DOIS

A grande e milenar floresta de Malgred extendia-se ao norte do estado de Elton e parecia envolver com tentáculos de um polvo gigantesco a cidade de Zalees, no ponto mais extremo da região já próxima à fronteira com as cordilheiras de Házdan. No inverno o frio intenso obrigava os moradores da cidade a se recolherem mais cedo de forma que as ruas, avenidas e becos escuros dos bairros residenciais e do centro ficavam abandonados e desertos até o dia amanhecer. Sempre que podiam os habitantes de Zalees se reuniam nas residências uns dos outros e confraternizavam com bolos e bebidas de fabricação própria. Eram, em sua maioria, descendentes de povos árabes dados a cerimônias pouco usuais no mundo ocidental.
Em 25 de Dezembro de 2001, por volta das duas da manhã, um homem alto e gorducho saltou para fora de uma das casinhas brancas tão comuns na cidade e caminhou apressadamente em direção aonde se iniciava a linha da floresta, pelo lado de trás da habitação. Parou a poucos metros de distância no ponto onde julgou mais improvável que fosse surpreendido por algum dos convidados da festa enquanto eliminava da bexiga parte do vinho alemão, do qual abusara durante a ceia de natal, em meio à neve que caia. Podia ouvir os ruídos da agitação no interior iluminado com velas e cheirando a incenso e, mesmo sob a gemedeira do vento cortante urrando por entre as árvores próximas, ainda conseguia ouvir os gritinhos das "meninas" da cidade e imaginar seus torpes movimentos. Com mãos trêmulas e semi-dormentes, já recobertas por uma fina camada de pequenos flocos de neve, desabotoou as calças e começou o que viera fazer; a torrente quente formando uma pequena cortina de vapor ao chocar-se com a temperatura congelante do exterior de seu corpo.
Primeiro foi a movimentação que atraiu a fera para próximo da casinha branca ainda cedo naquela noite. Depois veio a irritação por causa dos ruídos de risadas, gritos e música alta. Ela passara a rondar pelas matas ao redor da residência e observara cada um dos convidados chegando e saindo. Há alguns dias vinha recebendo impressões não-usuais do meio ao seu redor; impressões bem semelhantes às que já sentira antes, quando era chegada a hora de iniciar uma nova batalha; soubera então que era novamente tempo de guerra. Sabia-o agora também... e estava mais que disposta. Em meio a neve e a escuridão seus olhos faiscaram ao captarem a imagem de um homem solitário parado próximo do ponto onde se escondera quase à margem da floresta. A porta da frente da casinha branca se abriu de repente e por ela saiu uma garota loura de no máximo 20 anos. Com as mãos sobre o cenho franzido parou no limite da varanda e começou a gritar para o homem na neve mesmo sem poder vê-lo na parte de trás. "Dank, meu amor, Por que demora tanto? Estamos te esperando!!! Dank!!!". Mas o homem ainda não terminara o que fora fazer e virou-se para responder esforçando-se para se fazer entender em meio a algazarra do vento. "Já estou indo, meu bem!!! é que..." Mas não terminou a frase. Pelo canto do olho direito pensou ter visto um brilho estranho na escuridão pétrea da mata a sua frente mas no mesmo instante o perdeu de vista. Com as mãos sem tato tentou fechar o zíper da calça mas a operação lhe pareceu terrivelmente difícil. Como o brilho de duas lanternas que estivessem lado a lado dirigindo o facho de luz para ele de um ponto diretamente à sua frente no negrume da floresta surgiram, agora bem definidos, dois pontos brilhantes prateados. O homem parou de tentar fechar as calças e observou o estranho efeito que supôs tratar-se de algum reflexo da neve nas folhas enregeladas de alguma árvore bem próxima. Não podia divisar nada mais claramente devido ao mau tempo e ao ardor que lhe causava nos olhos. Também o excesso de bebida embotava sua mente e sua capacidade de raciocínio. Se estivesse sóbrio com certeza se lembraria das conversas que andara ouvindo pela cidade sobre algum tipo de animal que andava atacando a caça da região nos últimos meses mas, naquele momento de embriaguez, só o que conseguiu pensar foi em como era divertida aquela visão ou como eram engraçados aqueles dois vaga-lumes enormes entre as árvores.
Da parte da frente da casa a voz feminina chamou novamente. Era doce e compassada como a voz de quem tem dificuldades com as palavras." Dank? Por que está demorando tanto?" Mas ele já não estava mais lá; Num daqueles rompantes de coragem inconseqüente, que só o estado etílico propicia, havia avançado para dentro da escuridão da floresta em ordem de averiguar mais de perto aqueles dois pontos de luz exóticos. Dank, como gritara mais de uma vez a moça da varanda, não era natural daquela cidade. Estava ali residindo a apenas um ano e, em lugares como aquele, um forasteiro continuava nesta condição mesmo após trinta anos de convivência. Por isso ele não sabia de certas coisas sobre o local; Peculiaridades vitais para todo aquele que pretendia se meter com os bosques à noite. O povo jamais lhe diria qualquer coisa; se não por outro motivo, por pura vergonha. O que Dank não sabia era que não se podia entrar na sombria floresta de Malgred depois do anoitecer. Não era um lugar sadio nem mesmo à luz do dia e, à noite, como toda certeza, por alí vagavam animais estranhos. Mesmo antes da chegada deste antigo inimigo do homem nas cercanias, o que ainda não era sequer imaginado por ninguem mais além dos velhos mexeriqueiros das tabernas imundas do centro da cidade, toda a porção gigantesca da velha floresta era considerada perigosa e responsável por pelo menos uma dezena de desaparecimentos misteriosos. Agora, habitada secretamente por uma criatura hedionda, Malgred se tornara de fato numa espécie de inferno na terra e passara a legitimar o horror que já suscitava na população.
O homem avançou para dentro da escuridão com os olhos fixos nos pontos de luz à sua frente. Cada vez mais se assemelhavam a enormes vaga-lumes devido à força de seu brilho e, em seu torpor alcoólico, nem mesmo lhe foi possível imaginar como poderiam estar tão completamente imóveis em se tratando de seres vivos. Também lhe passou ao largo o fato de que enquanto se aproximava, aqueles dois focos prateados voltaram-se diretamente para ele. Estavam parados próximo ao tronco de uma grande árvore tão imersa nas sombras do bosque que não lhe foi possível sequer suspeitar sua espécie. De onde estava o homem pôde observar que os dois pontos de luz estavam na realidade bem mais altos do que ele imaginara ao avistá-los do ponto inicial na margem da floresta. Parecia, em verdade, mais do que insetos, dois fachos de luz metálica paralelos ocupando o lugar que seria da própria copa da árvore em que se escondiam. Em determinado momento, pouco antes do fim, o homem chegou a pensar que, se houvessem ursos naquelas matas, o volume negro representado pelo tronco da árvore poderia muito bem ser o corpo de um em cuja cabeça reluziam dois olhos brilhantes. Afastou o pensamento rapidamente com um sorriso nervoso e recomeçou a andar. No entanto, mal havia dado o terceiro passo quando viu, diante de seus olhos bêbados, toda a massa negra do que julgara um tronco de árvore se mover para o lado direito de sua visão enquanto os dois brilhos no alto se tornavam de prateado em vermelho-sangue. Na escuridão da mata gélida o homem tremeu e dali em diante seus pés não mais se moveram pois todo o seu corpo parecia subitamente congelado de pavor.
O movimento final veio rápido. O homem ergueu sua cabeça para olhar para os olhos malévolos à sua frente. Não mais podia imaginar que não se tratasse de algum animal agressivo e, tampouco, crer que sua vida não estava em extremo perigo. Abaixo dos dois pontos de luz abriu-se então uma fenda avermelhada pontilhada por estruturas pontiagudas e um fedor putrefato se espalhou pela floresta. "Óh, meu Deus!" Pensou o homem que se chamava Dank "É um urso!". Tentou dar as costas àquele ser mas não pode. Alguma coisa de extremo peso e violência desceu sobre ele atirando-o ao chão e enterrando seu rosto na lama e na neve. Depois, um golpe violento dilacerou a carne de sua garganta e de suas costas indo até a coluna vertebral arrancando partes dela de uma vez. O homem tentou erguer o rosto do chão para gritar mas já estava morto e seus últimos movimentos foram tão somente reflexos involuntários de seu sistema motor.
Outro convidado havia saído do interior da casa e juntara-se a moça loura a gritar por Dank da varanda. Em dado momento, mais ou menos dois ou três minutos depois do ataque que ocorrera, os dois julgaram ter notado uma movimentação estranha nas matas ao redor seguida de um ruído semelhante a um relinchar de cavalo." O que este maldito bêbado está aprontando desta vez?" Perguntou o outro convidado. A loura se virou para ele. " Cansei de gritar! Está muito frio aqui e não gosto dessa mata horrenda. Vamos entrar, querido. Ele que se dane!!!". O outro convidado limitou-se a assentir afinal, sem Dank por perto poderia ter uma chance com aquela bela mulher antes que a noite findasse. De braços dados voltaram novamente para a festa no interior da casa. A mata ficou novamente quieta. O cadáver de Dank só seria encontrado dois dias depois congelado e semi-devorado por alguma criatura selvagem. Muitos caçadores formulariam suas teses e as velhas supersticiosas começariam a dizer que suas idéias se confirmavam. Para Zalees, às margens da escura floresta de Malgred, o horror estava apenas começando.

(Em breve a terceira parte)

3 comentários:

  1. Pobre Dank... acho que ele nunca ouviu falar do ditado: " A curiosidade matou o gato!"

    ResponderExcluir
  2. muito bom, também escrevo contos de terror,
    agrardo anciosamente a continuação

    ResponderExcluir
  3. dá uma olhada no meu conto
    não é tão bom quanto o seu, mas acho que vale a pena

    http://dark-contosdeterror.blogspot.com/

    ResponderExcluir